Perfil de Vencedor
Os cereais são alimentos extremamente ricos. Possuem fibras, hidratos de carbono, proteínas, vitaminas, minerais (como o ferro, magnésio, fósforo e zinco) e antioxidantes, como também são pobres em gorduras saturadas e colesterol. Uma dieta que não inclua cereais pode ser arriscada, pois eles contribuem com vitaminas, minerais e proteínas que não encontramos noutros fontes. Diversos estudos confirmam que este grupo alimentar contém todos os nutrientes necessários para compensar as energias despendidas pelo organismo.
Naturalmente Saudáveis
As investigações sobre os benefícios destes alimentos na saúde multiplicam-se e as conclusões são positivas. Estima-se que os cereais reduzem o risco de doenças cardiovasculares e de certos tipos de cancro em cerca de 30 por cento. Mas há mais vantagens, a riqueza em fibras que no intestino atuam como uma vassoura que elimina as impurezas, é uma ajuda preciosa na luta contra o cancro, nomeadamente o do cólon e da mama. Essas fibras contribuem ainda para a sensação de saciedade, prevenindo a obesidade. E em resultado do elevado valor em antioxidantes (vitamina E, selénio, compostos fenólicos, entre outros), ácidos gordos insaturados, elementos fitóquímicos, fibra celulósica e do facto de contribuírem para a redução de colesterol, evitam doenças coronárias e a arteriosclerose.
Saber Escolher
Embora tenham uma importância indiscutível, nem todos os cereais têm o mesmo valor. É o caso dos refinados, como o arroz branco. Está provado que, com este processo, os cereais perdem 66 por cento do seu conteúdo em fibra, com como 92 por cento de selénio e cerca de 99,8 por cento de fitonutrientes. As directrizes dietéticas norte-americanas recomendam o consumo diário de três a 11 porções distribuídas entre o pequeno-almoço e o lanche (uma fatia média de pão ou quatro a seis colheres de sopa de flocos de cereais integrais) e o almoço e o jantar (quatro a seis colheres de sopa de arroz, massa, entre outros). Se é necessária a ingestão mínima diária de três ou mais porções de cereais, metade deve ser integral.
- Trigo– Benéfico em casos de anemia e doenças cardiovasculares.
- Arroz – Favorece a digestão e previne doenças cardiovasculares.
- Milho – Contribui para a redução dos níveis de colesterol e equilíbrio da tiroide.
- Cevada e Centeio – Regulam o apetite e os níveis de glicose no sangue.
- Aveia – Modera o apetite beneficiando o controlo de peso, de cardiopatias, diabetes e hipertensão arterial.