Stress
Quanto mais ansiosos e pressionados nos sentimos, mais engordamos. Para além do facto de o stress nos incentivar a comer mais e pior, “obriga” o nosso corpo a libertar uma molécula que desbloqueia determinados recetores das células gordas (adipócitos), fazendo com que estas cresçam – tanto em dimensão, como em número.
O que fazer? Existem várias técnicas de relaxamento que ajudam a diminuir os níveis de stress. O ioga e a meditação são duas boas hipóteses. Encontra à venda inúmeros CD’s que a podem ajudar.
Pílula Contraceptiva
A balança pode ser enganadora e o facto de o ponteiro subir não significa que esteja mais gorda. Pode significar apenas que está mais pesada. Vejamos, por exemplo, o caso da pílula, tantas vezes acusada de fazer engordar as mulheres que a tomam. Segundo dados divulgados pela Mayo Clinic (EUA), os níveis de estrogénio que a pílula oferece fazem com que o corpo retenha mais líquidos, normalmente na zona dos braços, ancas e coxas, e aumente a dimensão dos adipócitos, mas sem os multiplicar.
O que fazer? A mudança para uma pílula com doses mais baixas de estrogénio pode ser uma opção, segundo a Mayo Clinic. Procure o aconselhamento do seu ginecologista.
Maus Hábitos de Sono
O ser humano produz duas hormonas – a grelina e a leptina. A primeira é segregada pelo estômago e estimula o apetite, a segunda, quando o organismo está satisfeito, passa a informação ao hipotálamo e leva-nos a parar de comer. Uma investigação da University of California Los Angeles constatou que a insónia favorece o aumento da produção da grelina e o decréscimo da leptina. Com este estudo foi demonstrado que os pacientes que sofrem de insónia veem desregulado o seu equilíbrio energético, o que poderá explicar o seu aumento de peso. Já em 2006, um outro estudo da Universidade de Cleveland demonstrar que as mulheres de meia idade que dormiam, em média, menos de cinco horas por noite pesavam mais 2,5 quilos dos que as que dormiam, pelo menos sete horas. As pessoas que dormem menos, comem mais e como se sentem mais cansada fazem menos exercício.
O que fazer? Encontra vários conselhos úteis na Internet que a irão a ajudar dormir melhor. Caso o problema se arraste, procure um especialista em medicina do sono.
Fins-de-Semana e Férias
Parece impossível, mas é verdade: investigadores da Universidade de Washington concluíram que estes períodos são os nossos inimigos no que toca a perder peso. A razão é simples: mesmo as pessoas que, durante a semana, praticam exercício físico e são cuidadosas na sua alimentação, tendem a desleixar-se durante as férias e os fins-de-semana. Como resultado, o ponteiro da balança nunca desce tanto como deveria…
O que fazer? Aos fins-de-semana, esqueça o sofá, prefira programas ao ar livre e resista aos snacks em frente à televisão.
Casamento
Uma investigação apresentada há dois anos, no encontro anual da Obesity Society, revelou que depois dos 20 anos, ganhamos cerca de 6 a 13 quilos, em cinco anos, mas as pessoas casadas tendem a adicionar a estes valores cerca de dois a quatro quilos. O estudo verificou que os solteiros são mais ativos, veem menos televisão e têm menos probabilidade de vir a sofre de obesidade. Uma outra pesquisa, citada pelo USA Today, aponta um dado curioso: o facto de uma pessoa ter excesso de peso aumenta probabilidade dos seus amigos, irmãos ou marido/mulher o terem também, assim como se emagrecer irá estimular os outros a seguir o seu exemplo.
O que fazer? Encontre maior motivação para seguir um plano alimentar e de exercícios para perder peso, assumindo um compromisso com o seu parceiro. Encare a decisão como um desafio que vão vencer…a dois!
Menopausa
É outro fator que não joga a nossa favor na batalha contra a balança. Segundo investigadores da Universidade de Washington e dos Instituto Garvan, de Sidney, a menopausa provoca uma dramática e súbita redução nos níveis de atividade física. Os especialistas acreditam que este facto pode estar associado à falta de estrogénio que se verifica nesta altura e que interfere nos sinais que o cérebro envia ao corpo. Um outro estudo, publicado no Archives of Internal Medicine, verificou que a toma de suplementos de vitamina D/cálcio pode ajudar a contrariar o aumento de peso na menopausa.
O que fazer? Se mantiver ou aumentar a atividade física durante a menopausa terá tendência para manter o seu peso. Hidroginástica e dança são boas opções.