A ausência de uma boa noite de sono contribui para que o organismo aumente os níveis de produção de cortisol, hormona potenciadora de stress que, para além de causar um aumento significativo do apetite, também favorece a acumulação de gordura corporal.
Durante o sono também ocorre a libertação de uma hormona conhecida como leptina, que mais não é do que uma substância química dotada de um forte poder inibidor do apetite, o que contribui para favorecer um consumo mais regrado de alimentos durante o dia.
Uma boa noite não significa dormir em excesso, mas sim dormir as horas necessárias para conferir ao seu organismo todo o descanso necessário à manutenção de uma boa qualidade funcional. É difícil determinar o número de horas que se deverá dormir, na medida em que tal poderá estar altamente dependente de diversos factores, como é o caso da idade e estado de saúde de cada individuo. No entanto, para adultos, o aconselhável é que durmam entre 7 a 8 horas por dia. Tudo o que seja mais ou menos do que isso poderá originar repercussões negativas para a saúde.