As gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis
As gorduras são essenciais para a manutenção de um corpo e mente verdadeiramente saudáveis. Tendo como objectivo nutrir o coração, o cérebro e os mais diversos componentes corporais, como é o caso das unhas, pele e cabelo, as gorduras devem marcar presença activa em qualquer rotina alimentar diária que se diga realmente saudável. Para além de reduzirem drasticamente as probabilidades de desenvolvimento de um elevado número de doenças, as gorduras também poderão influenciar positivamente o seu estado de humor, deixando-o assim com toda a disposição necessária para encarar os mais diversos obstáculos do dia a dia.

Apesar de todos os benefícios que poderão ser retirados das gorduras, tal só será válido se as gorduras a serem consumidas fizerem parte de um grupo comummente conhecido como “gorduras saudáveis”. Essencialmente, essas gorduras dividem-se em dois grupos principais:

  • Gorduras monoinsaturadas: Presentes em óleos vegetais, abacate, nozes, amêndoas, avelãs e diversos tipos de sementes.
  • Gorduras poliinsaturadas: Podem ser encontradas em peixes gordos como o salmão, arenque, cavala, anchova, sardinha e ainda óleo de peixe, milho, girassol e óleos de linhaça e nozes.

Estas são as gorduras que deverão sempre estar presentes na sua rotina alimentar diária, na medida em que muitos são os benefícios que daí poderão ser retirados.

Para que as gorduras saudáveis possam surtir os efeitos desejados, é importante que elimine da sua dieta todas as fontes de gorduras potencialmente prejudiciais ao organismo, como é o caso de doces, carnes vermelhas, frituras e alimentos processados. Ricos em gorduras saturadas, estes alimentos poderão contribuir para o desenvolvimento de um elevado número de doenças, entre elas hipertensão e problemas cardiovasculares, daí ser importante reduzir ao máximo a sua ingestão.

Leave A Response